Hélio Santana

Nome Completo:   Helio Santana Araujo

Partido:   PV

Data de Nascimento:   27 de Julho de 1976

Telefone:  

E-mail:   ver.heliosantana@gmail.com

Número do Gabinete:  

Fax:  

Biografia:  

Paraense de Santana do Araguaia, Helio Santana nasceu em 27 de julho de 1976. Casado com Maria Raimunda Silva Araújo desde 14 de agosto de 1997, com quem teve dois filhos, Helvys  Silva Araújo e Edivaldo  Silva Araújo.
 
Graduado como Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins – IFTO, exerceu suas atividades como docente nos anos de 1996 e 1997  na cidade de Santa Maria das Barreiras–PA, como também, em Palmas–TO, no ano 1998, na Escola Luiz Gonzaga, situada na Arno 61. 
 
Na Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins, tomou posse como Policial Civil  em 19 de junho de 1998, após obter êxito no concurso público. Sua primeira lotação ocorreu na Casa de Prisão Provisória de Palmas. Exerceu a função de  presidente da ASPOL – Associação dos Policiais Civis do Estado do Tocantins, por  dois mandatos, de 2005 a 2008 e de 2008 a 2011. Atualmente exerce a função de Diretor Parlamentar na Associação. Sua carreira caracteriza-se, principalmente, pela luta dos direitos dos policiais civis e por uma Segurança Pública mais justa e eficiente. 
 
Em sua trajetória politica, concorreu a diversos cargos no parlamento Municipal e Estadual. Foi candidato a vereador na cidade de Palmas no ano de 2012;  também disputou o cargo de Deputado Estadual  no ano de 2014,  obtendo um número expressivo de votos: 7.985. 
 
No ano de 2016, foi candidato a Vereador na cidade de Palmas,  ficando como 1º suplente de Vereador pela coligação “Frente por Palmas II” (SD/ PV/ PMDB ). Já em 2018, foi candidato a Deputado Estadual e, após obter mais de cinco mil votos, ficou mais uma vez, na suplência do cargo. 
 
Em 02/02/2019, tomou posse, como vereador titular na Câmara Municipal de Palmas, após a ascensão do então vereador Léo Barbosa (SD), ao cargo de deputado estadual. Helio Santana desempenha, desde então, suas funções no parlamento Municipal em defesa da sociedade palmense e, principalmente, das atividades ligadas a sua origem que é a segurança pública.